Você conhece o círculo cromático?

Quem nunca deixou de usar algum acessório maravilindo por não saber como coordenar a cor do acessório com a cor do traje?
 
A combinação do acessório com o traje pode,além do estilo, seguir diversos padrões de cores: monocromáticas, tom sobre tom, análogas, ou complementares. Para entender a relação entre as cores e aprender a fazer novas combinações podemos lançar mão da teoria das cores e do círculo cromático.
 
 
O círculo cromático 
 
Muito usado em diversas áreas, como design, arquitetura, moda e outros, o círculo cromático, como o nome indica, é um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias (criadas pela mistura das primárias com as secundárias).
 
Circulo Cromático
Círculo cromático
 
 
 
Círculo cromático e os diferentes esquemas de cores
 
As cores estão organizadas em famílias, e cada cor apresenta diferentes tons, que variam em profundidade e intensidade. A profundidade da cor muda conforme a cor (matiz) é misturada ao branco (brilho) ou ao preto (sombra). A sua intensidade é alterada ao misturar com cinza (saturação). Com o círculo cromático podemos aprender a coordenar as cores de diferentes formas,seguindo esquemas de combinação de cores, como monocromáticas, tom sobre tom, análogas, ou complementares.
 
Intensidade e Profundidade de Cores
Profundidade da cor (eixo x) e Intensidade da cor (eixo y)
 
 
Esquemas de cores ou Harmonia de cores
 
As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Essas cores tem entre si uma cor em comum e por isso a combinação delas gera uma sensação de concordância que se mantém em 3 cores circunvizinhas. Nesse esquema, uma cor é utilizada como dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia. O esquema de cores análogas é tão fácil de usar quanto o de cores monocromáticas, contudo geram combinações mais ricas e menos monótonas.
 
Já as cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo cromático, sendo contrastantes entre si, mas com harmonia, pois são cores que se complementam. As cores complementares podem ser conseguidas também nos esquemas triangular, retangular e quadrado, que apresenta uma cor complementar e mais uma ou duas cores secundárias.
 
Esquemas de cores
Esquemas de cores
 
 
É comum vermos o uso das cores complementares ou análogas em tecidos estampados. Inclusive roupas estampadas acabam sempre nos ajudando a escolher as cores dos acessórios, uma vez que a combinação das cores já está definida na própria estampa. Com ou sem estampa, é incrível como a combinação certa de cores muda completamente o visual.
 
 
Trajes monocromáticos
 
Muitas vezes por medo de errar, acabamos caindo no senso comum da combinação monocromática, que explora um único tom de cor no traje todo, da cabeça aos pés, incluindo acessórios da mesma cor, ou em cor neutra. Ou ainda ficamos no tom sobre tom, que também é fácil e comum, já que ao misturar texturas e materiais diferentes dificilmente se consegue manter exatamente o mesmo tom da cor.
Esta forma de coordenar a cor do traje com os acessórios traz a sensação de uniformidade. Também traz mais segurança na hora de combinar pois é mais difícil de errar. Assim, é comum vermos mulheres trajando vestido, arranjos de cabelo, bolsas de mão, sapatos, lenços, etc tudo em tons de uma única cor.
Quem não acompanhou o belo desfile de trajes dos casamentos reais britânicos? Vamos rever algumas combinações monocromáticas, entre traje e acessórios de mão e chapelaria:
 
Trajes Monocromáticos
Trajes monocromáticos
 
 
 
Combinações complementares e análogas
 
Sair da moderação das cores monocromáticas e combinar diferentes cores no mesmo look não é assim tão difícil! Você pode se basear no círculo cromático e combinar cores análogas ou aindase arriscar um pouco mais nas cores complementares! Ao coordenar cores análogas e complementares no traje é possível imprimir mais jovialidade, originalidade e criar maior impacto ao look de forma harmoniosa.
 
Eu testei com o círculo cromático alguns trajes e vejam só como os acessórios de mão, de chapelaria ou estampas seguem perfeitamente as combinações de cores análogas e complementares dadas pelo círculo cromático quando a cor principal é configurada!
 
Elizabete Munzlinger Trajes em Cores Complementares
Trajes em cores complementares
 
 
E aqui com as cores complementares triangulares. Podemos observar que o círculo cromático apresenta opções de cores quentes e de cores frias que complementam a cor principal. Você pode escolher duas ou mais opções dentre as cores trianguladas para dar o toque com os acessórios e complementar o visual. Interessante não é mesmo?
 
Elizabete Munzlinger Trajes em Cores Tríates
Trajes em cores triangulares
 
 
E mais algumas combinações aqui para confirmar que o círculo cromático realmente harmoniza as cores de uma forma muito competente, eu diria! 
 
 
 Trajes de cores harmônicas em diferentes combinações do círculo cromático
 
Eu testei vários sites que disponibilizam círculos cromáticos interativos para observar as combinações dos trajes que apresentei. O círculo que eu mais gostei e que está nas figuras acima é o da Adobe, que você pode acessar nesse link: https://color.adobe.com/ . Você também consegue baixar apps para isso no celular.
 
Experimente testar algumas combinações com as peças que você tem no seu guarda-roupa. Basta escolher a peça principal do seu look, que é aquela que tem maior área de cobertura no seu corpo. Aponte a cor dessa peça no círculo cromático do site selecionando na “bolinha” principal. Teste diferentes configurações de combinações de harmonia das cores e veja as opções de cores que ele indica. Procure as peças complementares no seu guarda-roupa que atendem as indicações e prove-as. 
Agora você conseguirá fazer novas combinações sem medo de errar, e com certeza seu guarda-roupas nunca mais será o mesmo!
 
Espero que se divirtam nessa aventura!
Com amor,
;)

Deixe uma resposta